Blog

Todos nós temos um lugar especial

Por: Vittória Cataldo

Personagens e situações fictícias

O que todos nós buscamos em estabelecimentos comerciais de refeições?
Excelência. Se não, quase a perfeição. Não só lugares onde possamos comer, mas qualquer tipo de estabelecimento. Eu agora me encontro sentado no melhor e mais confortável lugar, mas duvido muito que todos os lugares daqui não sejam assim, da Padaria Palma de Ouro.
E enquanto desfruto de um delicioso café da manhã, eu me lembro de vários momento que tive com amigos meus…

Em algum dia de fevereiro…

Eu me lembro que em algum dia de fevereiro, eu estava animado pois as aulas na faculdade tinham acabado de voltar e meu melhor amigo estava ansioso e animado, mas por motivos completamente diferentes.
— Marcamos às 20h hoje. — Ele disse animado. — Vou buscá-la na casa dela.
— Vai levar flores? — Eu perguntei feliz pelo meu amigo. Esperava um dia poder encontrar uma mulher que me deixasse mais animado do que o começo das aulas.
— Tô pensando levar mais que isso.
— Como assim? Um buquê? — Perguntei um pouco confuso. — O que mais você pode presentear uma garota a não ser flores?
— Vamos jantar… — Meu amigo voltou a dizer me explicando pacientemente o que pretendia fazer. — …está frio e pensei em comer uma sopa. E nada melhor do que um vinho para acompanhar.
— Quer levar a sopa junto com as flores? — Perguntei e recebi um sorriso debochado e uma revirada de olhos do meu parceiro.
— O vinho. — Ele disse. — Quero levar o vinho.
— Ah sim. — Disse finalmente entendendo onde ele queria chegar. — Que legal, cara.
— Mas eu estou ficando paranóico com isso.
— Porque?
— Porque eu não sei qual vinho escolher. — Meu amigo disse um pouco cabisbaixo agora. — E o lugar onde vende vinho é muito longe.
Nesse momento coloquei meu cérebro para funcionar de verdade.
Até onde eu sabia esse meu amigo morava pero de mim e que perto de mim existia a Padaria Palma de Ouro. E em menos de dois segundos pensando eu já tinha a solução do problema dele.
— Ei, você ainda mora perto de mim, certo? — Perguntei só por vias das dúvidas.
— Sim.
— Então assim que saírmos da aula hoje, vamos passar na Padaria Palma de Ouro.
— Você quer ir em uma padaria comigo quando eu preciso dar a volta ao mundo só para comprar meu vinho?
— Meu caro, você não está entendendo. — Eu disse sorrindo para ele. — O seu vinho está nessa padaria.
— Que?
— A Palma de Outro tem um adega completa. Lá você encontra vários vinhos e pode ainda por cima, tirar todas as suas dúvidas referentes a eles.
— Sério mesmo? — Um sorriso iluminou o rosto dele.
— Sim. E eles tem um cardápio de sopas especiais, se você quiser comer sopa com a sua garota sem precisar ir muito longe pode jantar com ela lá.
— Isso é perfeito!
— Vou com você depois da aula, aí aproveitamos para almoçar e escolher o melhor vinha da Palma de Ouro para você!

Em algum dia de abril…
Lembro que antes mesmo de ter esse momento divertido com meu melhor amigo, um dia que não sai da minha cabeça aconteceu no mês de abril.
Quando, finalmente, a Padaria Palma de Ouro foi inaugurada.
Eu estava na rua e ficava do outro lado sonhando acordado, admirando a fachada da nova padaria que ainda não tinha sido inaugurada. Todos que passam por ali paravam por alguns segundos e ficavam olhando. Claro que não era a primeira Palma de Ouro, mas era a primeira ali perto onde eu morava, e como todo mundo, eu já tinha ouvido falar dela.
— Finalmente uma padaria de qualidade aqui pertinho. — Eu ouvia as pessoas dizendo.
— Ah eu até consigo sentir o cheirinho de pão e café fresco… — Outras diziam.
Quando ela finalmente foi aberta para todos nós, não demorou muito para que todo mundo ali se tornasse cliente. Cliente fiel. Eu me tornei um desses e posso afirmar com toda a certeza que ela é a melhor Padaria da minha região.
Sempre que quero um pão fresco eu já sei onde posso encontrar. Afinal, nada melhor do que uma Padaria que preza pela melhor refeição do dia, e por muitas outras coisas mais.

Em algum dia de junho…
Eu me lembro muito bem do dia em que eu tive uma fome absurda de doces. As vezes nós sentimos essa vontade, que quase podemos chamar de desejo.
Esse foi o mesmo dia em que eu assustei a garçonete da Padaria Palma de Ouro de tanto doce que eu comi. Ia pedindo um atrás do outro. Sem parar.
— Você vai acabar explodindo! — Ela disse bagunçando o meu cabelo de um jeito engraçado. Eu era criança. — Não pode comer tanto doces assim!
— Ninguém mandou vocês fazerem os melhores doces que eu já experimentei! — Eu disse animado colocando um pedaço de bolo na boca.
— Sorte sua que estamos preparando mais doces para os outros clientes! — Ela disse me deixando sozinho e sumindo atrás do grande e bonito balcão.
Lembro que naquela hora eu pensei que era por isso que a Padaria Palma de Ouro estava sempre cheia de clientes fiéis. Os doces são…como eu posso dizer…irresistíveis.

Em algum dia de agosto…
Na minha adolescência eu lembro que sempre precisava dar um tempo na semana para descansar e relaxar. E eu sempre gostei de música.
— Pessoal, que tal irmos sexta a noite na Padaria Palma de Ouro? — Eu perguntei uma vez para os meus amigos.
— Você quer ir em uma padaria sexta a noite? — Um deles perguntou debochando da minha cara.
— Essa é aquela padaria que você tanto fala? Desde quando era pequeno? — Uma amiga minha perguntou.
— Sim. — Respondi esperando a resposta do pessoal. — Vamos lá gente. Eles têm uma lanchonete incrível com os lanches mais gostosos que eu já comi. E ainda por cima a gente fica por lá e espera o Happy Hour. Eles têm música ao vivo!
É incrível como poucas palavras, como “música” e “comida” podiam chamar totalmente a atenção das pessoas. A Padaria Palma de Outro parecia saber disso, pois combinava essas duas coisas muito bem. Com isso, tive o melhor fim de tarde e a melhor noite de uma sexta-feira da minha vida.
Aquela menina que lembrava da minha infância não foi com a gente nesse dia. Mal sabíamos nós que anos mais tarde ela seria minha primeira namorada que eu levaria ela no nosso primeiro encontro na Padaria Palma de Ouro. Esse meu amigo também não foi com a gente nesse dia, e mal sabia nós dois que, muito tempo mais tarde, ele se tornaria meu melhor amigo, e eu o ajudaria a escolher um vinho para o encontro dele naquela mesma padaria.

Em algum dia de outubro…
Em um dia de outubro, eu me lembro bem, estava suando e tremendo de nervoso. Era o dia do meu primeiro encontro. Com uma garota que não foi comigo, quando erámos apenas amigos, curtir a lanchonete da Palma de Ouro e o Happy Hour.
Eu já sabia tudo o que iria dizer. Tinha, como se fosse um roteiro na minha cabeça, com tudo o que eu ia falar para ela.
Fui buscá-la e assim que a vi, paralisei completamente.
— Você está linda. — Disse e percebi que isso não estava no meu roteiro.
Me lembro que passei dias antes pensando em onde levar aquela bela dama para jantar. Mapeei na mente todos os restaurantes legais. Até que finalmente decidi. No dia do encontro mesmo.
Queria um restaurante, queria um pizzaria. Então, levei-a em um lugar onde tem os dois: na Padaria Palma de Ouro. A gente se divertiu muito e relembramos o passado e sonhamos com o futuro.
Percebi, no final daquela noite, que não segui roteiro nenhum. As coisas simplesmente acontecem. E que aquela mulher, seria a minha esposa. E que eu a pediria em casamento ali mesmo, naquela incrível padaria.

Em um dia de dezembro…
Em dezembro eu faço aniversário, e eu me lembro perfeitamente da qualidade de comida que minha mãe encomendou para a minha festinha em casa.
— Esses salgados estão divinos! — Eu acho que escutei isso de todos os convidados que ali estavam.
Eu estava sem fome naquele dia, confesso, mas quando peguei um salgado para experimentar, na hora a fome voltou. Imediatamente eu já estava envolvido com todo mundo e me deliciando cada vez mais com toda aquela comida.
Então de súbito eu tive uma certeza.
— Mãe, esses salgados a senhora encomendou de onde? — Perguntei.
— Da Padaria Palma de Ouro. — Ela respondeu o que eu já sabia.

Nos dias atuais…
Estou de voltar aqui para o meu café da manhã. Tenho certeza de que essa padaria sempre estava na minha vida, fazendo parte de todas as minhas memórias. É uma padaria que tem tradição e isso é uma coisa importante demais entre família.
Eu faço parte dessa família.
Sim. É incrível como essa padaria participou de todas as lembranças felizes da minha vida. E todos nós temos um lugar especial. O meu, definitivamente é a Padaria Palma de Ouro!

07/01/2019